segunda-feira, 23 de abril de 2018

Resenha (Clássicos): Off The Wall - Michael Jackson


Off The Wall - Michael Jackson
Gravadora: Epic Records
Lançamento: Agosto/1979
Produção: Quincy Jones
Avaliação: 5/5

     5° Disco de Estúdio, o Off The Wall é o álbum que consolida a carreira solo do Michael Jackson, é um clássico absoluto da carreira do Rei do Pop, apesar da sonoridade ter a cara da Motown, gravadora que revelou Michael para o mundo, o disco foi lançado pelo selo Epic Records. A primeira música do disco é bastante conhecida por nós brasileiros pois a introdução de Don't Stop 'Til You Get Enough era a trilha de abertura do Video Show (Programa da Rede Globo), pra quem gosta de curiosidades, o disco conta com a participação de um brasileiro, Paulinho da Costa, percussionista que participa de algumas faixas do Off The wall, inclusive desta faixa que abre o disco, segue a clássica Rock With You, uma quase balada, um pouco mais dançante, aliás essas duas músicas que abrem o disco trazem toda uma carga da sonoridade dos anos 70 só que com um pouco mais de elegância, Don't Stop Til You Get Enough e Rock With You foram os dois singles de maiores sucessos desse disco.

     Workin' Day and Night e Get on The Floor, são totalmente dançantes, na segunda música dessas citadas nós ouvimos muito bem o trabalho marcante de contrabaixo que é referência para baixistas até hoje, inclusive quem grava os contrabaixos desse disco é o genial Louis Jhonson, que posteriormente viria a gravar o disco Thriller também do Michael Jackson, é um gênio do instrumento como eu falei anteriormente, é um cara que influencia baixistas até hoje.

     Seguindo o disco temos a faixa que dá título ao disco, Off The Wall, a minha preferida desse álbum, aqui vemos um trabalho genial de guitarra do sensacional Melvin "Wha Wha" Watson, um balanço incrível que deixa a música leve. Essa faixa é seguida pela "quase balada" Girlfriend, ela também trás um balanço bem característico, a música é uma delícia de ser ouvida. Depois desse flerte com outra "quase balada", ai sim vem uma clássica balada, cheia de teclados, pianos e uma interpretação vocal bem cuidadosa, trata-se da faixa She's out Of My Life que foi o terceiro single desse álbum.

     Encaminhando para a parte final do disco, temos outra balada dançante, I Can't Help It, mais uma vez chamando atenção para a sofisticação dos arranjos de pianos e teclados, é sensacional. A penúltima música do disco é It's the Falling in Love, outra música daquelas dançantes, fáceis de se ouvir, o arranjo da música te leva a balançar os pés, se mexer onde você estiver, mas ainda assim sem abandonar a sofisticação e elegância dos arranjos, presentes em todo o disco, dá pra sentir o toque pessoal de Quincy Jones em faixas como essa, por ter músicas gigantescas (músicas de grande sucesso) essa música talvez não teve a devida atenção mas já adianto que é uma das melhores do disco. Pra fechar a obra segue uma música cheia de metais, arranjo clássicão anos 70, trata-se da música, Burn This Disco Out, arranjo que inicia numa batida com um tempo quebrado, que não segue aquele clássico padrão 4/4 e mais uma vez o contrabaixo se destaca, dessa vez a sofisticação é deixada um pouco de lado e os arranjos segue para aquele balanço e pegada tradicionais, praticamente inventados pela Motown.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...